Vitamina D

Vitamina D
12 Agosto, 2015

A vitamina D é um assunto que interessa aos atletas amadores e profissionais que buscam na suplementação um auxílio para a melhora do desempenho pois, além de participar do controle do cálcio, a vitamina D tem ação anabólica sendo importante no desenvolvimento do sistema músculo esquelético,. Podemos obter a vitamina D através da alimentação ou da suplementação externa, mas é a síntese endógena (produção natural pelo corpo) a principal via de obtenção dessa vitamina. Sua produção é feita a partir do colesterol (7-dehidrocolesterol) e da exposição da pele aos raios solares UVB. 
Dentro do organismo, a vitamina D precisa ser convertida na sua forma ativa para poder exercer sua função metabólica. Essa conversão ocorre em 2 etapas, sendo a primeira principalmente no fígado e a segunda nos rins. A partir daí o corpo pode usar a vitamina D para controlar os níveis de cálcio e fosfato circulantes, agindo na absorção intestinal e na reabsorção renal destes elementos. Quando a absorção e reabsorção não são suficientes, seja por carência alimentar de cálcio ou por carência vitamínica, o corpo abre mão das reservas de cálcio e fosfato para corrigir o nível circulante, através da ação do hormônio PTH (paratormônio), que promove a retirada do cálcio dos ossos. Esse processo, se não revertido, leva a um enfraquecimento ósseo predispondo a deformidades e fraturas, conhecido como osteoporose. Esse equilíbrio entre a absorção intestinal, reabsorção renal e a absorção óssea é importantíssimo no momento da correção da vitamina D, visto que a análise isolada, sem verificação dos níveis de cálcio e do PTH, pode levar a erros na reposição. O problema disso é que uma suplementação inadequada, elevando muito o nível da vitamina D pode ser tão maléfico quanto a falta dessa vitamina. Por exemplo: Níveis muito acima do normal estimulam a ação do PTH, aumentando a retirada de cálcio dos ossos!!
Sua manutenção em níveis saudáveis para o corpo é fundamental nas crianças, adultos (incluindo, com muita importância, as gestantes) e nos idosos. Tomar suplementos vitamínicos aleatóriamente, com a ideia que é só vitamina e não faz mal em excesso, além de não trazer benefício algum pode até atrapalhar os seus objetivos.

Posted in Blog by Thiago Ferreira