Medicina Preventiva

Medicina Preventiva

Cada vez mais ouvimos falar em correção dos hábitos de vida e da adequação da alimentação, como forma de prevenir e também de tratar doenças.

Apesar de existe uma grande diferença entre o diagnóstico precoce de uma doença e as medidas tomadas para se evitar o seu aparecimento, isso ainda não é claro e o que vemos é muitas pessoas ainda fazem dos exames periódicos, o seu único método preventivo.

A atuação médica preventiva está justamente na avaliação e correção de hábitos e associações,  potencialmente danosos para a saúde do seu paciente, pois sabemos que a grande maioria das doenças são causadas não por herança familiar mas sim, pela agressão que o nosso organismo sofre pelo hábito alimentar inadequado e também pelo estilo de vida.

Desta forma, a importância da investigação e da correção dos fatores de risco torna-se a base do tratamento preventivo que visa restabelecer o equilíbrio metabólico e das funções fisiológicas do organismo, causando grande impacto na redução da incidência de doenças crônico degenerativas (ex: hipertensão arterial, diabetes, câncer, osteoporose, etc…) e também na melhora da qualidade de vida e do envelhecimento saudável.