Emagrecimento

Nas últimas décadas a prevalência da obesidade vem aumentando no mundo todo. Devido às mudanças do estilo de vida e da alimentação, a obesidade é hoje um dos principais problemas de saúde no mundo, expondo um número cada vez maior de pessoas (crianças, jovens e adultos) ao risco de desenvolverem doenças como: diabetes, hipertensão, aterosclerose, degenerações articulares e tumores.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a alimentação é a principal arma na luta contra as doenças não transmissíveis, podendo evitar o aparecimento de 30% de todos os tumores, por exemplo, além das doenças citadas acima.

A falta de conhecimento sobre os malefícios de certos alimentos e a falta de tempo são os principais fatores que levam as pessoas a terem uma alimentação inadequada. A identificação das necessidades diárias, a conscientização do paciente e a adaptação do cardápio aos horários e ao estilo de vida torna possível a adequação alimentar, dando condições para o corpo recuperar o equilíbrio e a saúde.

O processo de emagrecimento precisa ser encarado como o resultado de um processo muito maior, que consiste na mudança do padrão alimentar e também do estilo de vida. O uso de medicações até pode fazer parte do processo, em alguns casos, onde é necessário a correção de algum distúrbio já instalado (normalmente decorrente da obesidade), mas o emagrecimento só se torna parte de um processo saudável e duradouro quando ele é resultado do reequilíbrio do metabolismo e não da ação de medicamentos.

A correção de erros alimentares, metabólicos e do estilo de vida é a saída para grande parte dos pacientes que estão com dificuldade para reequilibrar a composição corporal e, para isso, dispomos de exames específicos para determinar, metabolicamente, qual a melhor abordagem para o paciente.