Whey protein: Suplemento ou alimento?

Whey protein: Suplemento ou alimento?
12 Agosto, 2015

Quais os verdadeiros benefícios do whey protein? Ele serve apenas para atletas ou praticantes de atividade física?
Produzido a partir do leite, durante o processo de fabricação do queijo, o #wheyprotein tem muito mais benefícios do que apenas possuir proteínas na sua composição. E é essa falta de informação que gera tantas dúvidas quanto ao seu uso, fazendo com que alguns o usem com o objetivo errado e outros o deixem de usar,sem necessidade.
O fornecimento de proteínas, na verdade, é só uma parte dos benefícios do whey. Além de fornecer os aminoácidos para o nosso organismo produzir as proteínas (é isso mesmo! Nosso corpo que faz toda a produção das proteínas), o uso do whey proporciona: >melhor transporte de minerais, >estimula o sistema imunológico, >aumenta a absorção intestinal, >promove a fixação do nitrogênio, por ter proteína de alto valor biológico, atuando no reparo e “ganho muscular” (este último graças a presença de fatores de crescimento muscular IGF-1 e IGF-2), >ajuda a manter a integridade intestinal, >melhora a função hepática, >melhora o metabolismo do ferro, graças a lactoferrina, >estimula a liberação de CCK (colecistoquinina) promovendo  saciedade, >aumenta os níveis de GLP (glucagon-like peptide) que age diminuindo a liberação de insulina. Mas para termos todos esses benefícios, é importante escolhermos um whey de boa qualidade. Entre o concentrado, o isolado e o hidrolisado, escolha um que seja composto de proteína isolada, hidrolizada ou pela mistura (blend) de ambas. Desta forma você evita a maior concentração de gordura e lactose (presentes em maior quantidade no concentrado) e consegue os benefícios dos glicomacropeptídeos, presentes apenas no whey hidrolisado, que: >>passam intactos pelo estômago sendo rapidamente absorvidos no intestino, >> promovem maior liberação de CCK, >>são a maior fonte de aminoácidos BCAA.
Existem, portanto, vários benefícios com o uso do whey na alimentação, muito maiores do que apenas o “ganho muscular”, que de fato não acontece com a proteína, já que ela é responsável apenas pela reparação muscular, sendo que o ganho de volume fica por conta dos fatores de crescimento e fatores inflamatórios de alguns alimentos e suplementos e do glicogênio, que carrega água parra dentro do músculo.

Quase todo mundo pode utilizá-lo, inclusive crianças (livrando-se do péssimo valor do leite de vaca) e isso deve ser feito sempre com orientação do seu médico ou nutricionista.

Posted in Blog by Thiago Ferreira