Exames: Prevenção x Tratamento

13 Agosto, 2015

Qual a melhor maneira de cuidar da saúde? Prevenindo!

Cuidados com a alimentação e com os hábitos de vida são fundamentais para a nossa saúde, porém com a rotina caótica do dia a dia e a presença de contaminantes ambientais,  ficamos expostos a condições que propiciam o aparecimento de certas doenças. Como exemplo, podemos falar dos tumores. Segundo o INCA (Instituto nacional de Câncer), “câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (malígno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.” Entre os fatores reponsáveis pelo aparecimento dos tumores, podemos dizer que 80% dos tumores estão relacionados a fatores ambientais. Isso mesmo! 80% dos tumores estão relacionados a contaminação ambiental, ao ambiente de trabalho ou ao ambiente social (hábitos de vida). Desta maneira podemos imaginar o quanto é importante a avaliação periódica do nosso organismo, buscando  alterações para serem corrigidas, antes do desenvolvimento da doença.
Vou explicar de uma maneira simples a importância disso.
Diferente das doenças infecciosas, as doenças crônico degenerativas (aquelas que aparecem com o passar dos anos e que muitos culpam a predisposição familiar) começam da seguinte forma:
ALTERAÇÕES BIOQUÍMICAS (nenhum sintoma presente) ➡️ ALTERAÇÃO DA FUNÇÃO CELULAR (Manifestações subclínicas) ➡️ MUDANÇAS MORFOLÓGICAS FUNCIONAIS (doença na sua fase inicial) ➡️ DOENÇA DIAGNOSTICADA (falência do órgão).
Agora fica mais fácil entender que devemos agir antes, procurar alterações e corrigir os hábitos de vida enquanto existe tempo. Mesmo com a herança genética que carregamos, o fato de vivermos de maneira saudável impede, ou pelo menos atenua, a manifestação dessa herança.
Infelizmente vivemos em um mundo onde a medicina sofre uma pressão enorme para focar seus esforços em tratar as doenças e não em prevení-las. É claro que o desenvolvimento de medicações é fundamental para o homem, mas os esforços precisam voltar para a prevenção.

Posted in Blog by Thiago Ferreira