Em vez do açúcar…

Em vez do açúcar…
12 Agosto, 2015

Devido aos malefícios do açúcar, hoje temos um número cada vez maior de pessoas que precisam ou que optam por retirá-lo da alimentação, como parte do tratamento de doenças instaladas ou como forma de prevenir os danos que ele causa. Assim, pesquisas em busca de um substituto que seja nutritivo e que mantenha a propriedade adoçante, ganham cada vez mais espaço.

 Entre as opções para substituí-lo encontramos o #xylitol, um poliálcool capaz de suprir essa demanda pois, além do seu poder adoçante, pode ser utilizado como nutriente e como auxiliar no tratamento e controle de doenças. Vários países já permitem o seu uso em diversos setores da indústria, além da alimentícia. Medicações e cosméticos já são produzidos com ele, sendo que além dos alimentos adoçados, como gomas de mascar, gelatinas, chocolates, geléias e suplementos alimentares, encontramos o xylitol em cremes dentais, xaropes, vitaminas e outras soluções de uso medicinal. Um dos seus principais benefícios é em relação aos cuidados com a saúde bucal, visto a sua eficácia em prevenir o aparecimento de cáries. Essa propriedade vem do fato do xylitol não ser fermentado pelas bactérias responsáveis pela cárie, presentes na placa dentária, estimular a salivação e ajudar a controlar o pH salivar. Desta forma ele ajuda na remineralização dentária e também diminui a proliferação bacteriana, diminuindo o tamanho da placa dentária e auxiliando a sua remoção pela escovação. Outra grande utilidade é como adoçante alimentar, visto que é muito bem tolerado por diabéticos, por não necessitar da insulina no seu metabolismo. Desta forma, a sua presença no alimento além de tornar o sabor agradável, não interfere com os níveis de insulina, sendo ótimo no preparo de refeições não só para diabéticos, mas também para atletas e todas as outras pessoas. Outra característica bem vinda do Xylitol é o seu efeito em aumentar a absorção intestinal do cálcio, auxiliando o processo de controle da osteoporose. Portanto temos uma ótima opção para mantermos no cardápio o sabor agradável do doce, sem precisar nos preocuparmos com o uso do açúcar ou outro adoçante prejudicial para a saúde.

Outra opção para a substituição do açúcar é a Isomaltulose.

Conhecida como #palatinose, a Isomaltulose é obtida a partir da sacarose, através de um rearranjo na sua estrutura molecular e aparece como mais uma opção para a substituição do açúcar e dos adoçantes, no dia a dia. Sua vantagem é ser totalmente hidrolisada e absorvida no intestino, em uma velocidade mais lenta que a sacarose e outros açúcares, não exigindo a liberação de grandes quantidades de insulina, mantendo o índice glicêmico e o pico de insulina baixos, diminuindo a sensação de fome e a necessidade por doces. Apesar de pouco conhecida pela maioria das pessoas e profissionais, a palatinose já é aprovada para uso há muito tempo em outros países (ex: Japão desde 1985), sendo utilizada no preparo de bebidas e alimentos, inclusive para diabéticos. Outro benefício do uso da palatinose nas dietas é a sua capacidade de proporcionar uma maior utilização da gordura corporal como fonte de energia, ou seja, o seu uso na alimentação além de não trazer os malefícios do açúcar refinado e dos adoçantes, ainda ajuda você a perder gordura! Mas não adianta nada trocar o açúcar comum pela palatinose e continuar comendo alimentos industrializados, com baixo valor nutritivo, em grandes quantidades. Não existe milagre nem substância mágica! 
Mas não é só na alimentação do dia a dia que podemos utilizar a palatinose e seus benefícios. Considerando a sua lenta e total absorção intestinal, a palatinose mostra-se como uma ótima opção para ser usada no preparo de pré treinos ou mesmo para ser consumida durante as atividades de endurance, pois mantém por mais tempo o fornecimento de glicose para ser utilizada como fonte de energia para os músculos e o cérebro, além de ajudar na redução da gordura corporal!

Posted in Blog by Thiago Ferreira